domingo, 28 de dezembro de 2008

Uma conversa ao pé do ouvido para esperar melhores dias em 2009

MINHA COLUNA NA TRIBUNA ON LINE DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008
“Como tudo seria diferente se vencessem em vida aqueles que venceram na morte." Marco Túlio Cícero, filósofo, orador e político romano (106 a.c a 43 a.c)
Nesta última coluna de 2008, proponho uma conversa rápida entre nós. A partir de janeiro, essa será a única tribuna que partilharemos, já que, como você sabe, não logrei um novo mandato no legislativo carioca e, pela análise fria dos acontecimentos, parece que as portas da vida pública estão se fechando para pessoas com a minha índole, meu caráter e minhas convicções. Como você também sabe, estarei completando 66 anos em maço vindouro, dos quais 52 desde que, em 1956, fui ser “colaborador” do jornal TRIBUNA DA CEARÁ, em Fortaleza, sob a direção de Augusto Costa. Lá, quando escrevia a “Tribuna do Estudante”, já pontificavam na redação da Rua Senador Pompeu brilhantes jornalistas como Tarcísio Holanda e Osmar Alves de Melo. Como já contei aqui, provavelmente mais de uma vez, vim para o Rio de Janeiro em 1959, logo depois de completar 16 anos. No ano seguinte, ia “estagiar” na ÚLTIMA HORA, pelas mãos de Milton Coelho da Graça e sob a chefia de Pinheiro Junior que, aliás, estará lançando mais um livro no próximo dia 8, lá em sua Niterói: com o insólito título de “O Bombom Ladrão”, o querido mestre fará noite de autógrafos no Itaipu Multicenter. Faço esse prólogo apenas para enfatizar minha paixão pela arte de escrever, que abracei na adolescência inquieta. Ao longo da minha vida, nunca deixei de escrever. Mesmo nos cárceres da ditadura, à mão ou quando pude ter minha pequena Olivetti, passava a maior parte do tempo escrevendo. A primeira obra sumiu Na “Quinta prisão”, o mesmo cárcere por onde passou Tiradentes, tentei meu primeiro livro – “A Ceia dos Desajustados”, uma ficção insólita que sumiu com boa parte dos meus originais, inclusive as peças teatrais encenadas. Ao ser absolvido na 1ª Auditoria de Marinha e ganhar a liberdade (vigiada), ainda submeti uma das três cópias da “Ceia” ao Carlos Heitor Cony, meu ex-colega do “Correio da Manhã”. As outras duas sumiram naqueles idos em que eu nunca sabia se estaria livre no dia seguinte. Agora, relembro o passado e faço uma avaliação da contribuição que meus escritos oferecem aos contemporâneos e, quem sabe, aos pósteros. Tenho bastante clareza a respeito de uma realidade em que são mais notáveis os que pertencem a “igrejinhas”, o que não é meu caso. Vivi a vida inteira essa dificuldade, inclusive nas redações, onde só chegava depois de “pular uma cerca”. No jornalismo de então, havia fartura de oportunidades, como já contei aqui. Isso me beneficiou até o dia em que a prisão política cravou um estigma sobre meu nome, condenando-me a trabalhos periféricos e, por ironia, a me tornar um teatrólogo como forma de sobrevivência. Logo que saí da cadeia, no final de 1970, encontrei apoio em pessoas com quem havia trabalhado antes da “queda”, que necessariamente não partilhavam do meu inconformismo, mas tinham respeito e estima por mim – Sandra Cavalcanti, Paulo Vial Corrêa, Carlos Heitor Cony, Fernanda Montenegro e os embaixadores Abul Nu Taiara, da Síria, e Hafif Karamani, da Argélia. Essa experiência me dotou de um sentimento obstinado de justiça e busca da verdade. Prevaleceu em meu favor, sempre, a idéia de que cada um é livre para pensar o que quiser. As únicas coisas que sempre desprezei foram a mediocridade, a falta de caráter e a covardia. Meu maior desejo A partir do momento em que, já aposentado, mantenho esta coluna, o faço na expectativa de estar sendo útil na provocação das discussões, mantendo acesa a chama da liberdade e a profusão das idéias, sejam elas quais forem. Tenho a satisfação de constatar a pluralidade dos leitores e parceiros. Recebo comentários de todos os matizes e adotei alguns critérios: quando são comentários dos meus escritos, faço questão de responder; quando trazem informações, trato de ler e guardar em algumas pastas do meu computador. Costumo avaliar o alcance de minhas palavras pelos comentários recebidos, pelo repasse a outros grupos ou pela reprodução da coluna em alguns blogs. Há um sistema de circulação na Internet que, sob certos aspectos, funciona como um termômetro – é a circular da “Rede PDT”, uma publicação que oferece uma resenha política muito atual, além de selecionar e reproduzir algumas matérias da mídia. Mas há outros multiplicadores que me estimulam muito. É o caso de José Paulo Resende, comissário aposentado da Varig. Apesar da dificuldade a que foram condenados impiedosamente os beneficiários do Fundo Aerus, ele passa boa parte do tempo pesquisando informações na internet, sobretudo em relação ao esbulho que a admirável categoria de profissionais da aviação sofreu. Mas, como é abrangente, municia a todos sobre os desmandos que infernizam a vida dos brasileiros. Espero que você esteja entendendo essa prosa. Tudo o que eu desejo é tornar mais próxima a nossa relação, aproveitando essa ferramenta preciosa que nos faz chegar em segundos a qualquer parte do mundo e que confere a todos os cidadãos a possibilidade de expressar suas opiniões de igual para igual com os mais respeitados profissionais da mídia. Se fosse para fazer votos em relação a 2009, mais do que tudo, o que mais desejaria seria incentivar a busca do conhecimento. Está na hora de discutir tudo, antes que a tirania da boçalidade nos reduza a ignorantes massas de manobras. Discutir sem medo de expressar o que pensamos. Os comentários que recebi sobre a última coluna me trouxeram bastante alento. Tomei a iniciativa de publicar alguns no blog PORFIRIO LIVRE, onde está meu artigo. Refleti muito sobre cada um deles e cheguei também a uma nova e trágica conclusão: no Brasil o ensino não é coisa séria. Numa hora em que precisamos saber sempre mais para entender os misteriosos desafios do devir, constatei que em nosso país só existe uma Faculdade pública de Arqueologia. Pertence à Universidade do Vale do São Francisco, criada em 2002, e está localizada no campus de São Raimundo Nonato, sudeste do Piauí. Aí caiu a ficha: começo a pensar que uma certa indústria de “verdades” opera vitoriosamente na forja de um complô da escravidão pelo condicionamento dos brasileiros ao conhecimento superficial, manipulado por Deus e o mundo. É por isso que continuarei aqui, contando com sua parceria e enquanto tiver saúde: vou dizer e repetir que há algo de muito podre na República do Brasil. Essa indignação que vivi até agora ainda está longe de ser aplacada. Até já. coluna@pedroporfirio.com

5 comentários:

Anônimo disse...

MEU AMIGO POFIRIO,

TIVE UMA ESPERANCA E UMA EMOCAO TOMOU CONTA DE MIM.

ESTIVEMOS JUNTOS NA CAMARA DO RJ E SEMPRE TIVEMOS UM RESPEITO E MUITO CARINHO UM PELO OUTRO.
ESSA ELEICAO ;
ESTA ME CRIANDO UMA ENORME DIFICULDADE DE BUSCAR ENTENDIMENTO P/ TAMANHO DA BRUTALIDADE ME TIRARAM O MEU MANDATO
ME CONDENANDO COMO UMA MARGINAL.

COM UMA FICHA LIMPA VIVO HOJE A DITATURA!

TIVE 29.403 MIL VOTOS A QUARTA MAIS VOTADA DO PMDB DO RJ.

MOTIVO; EM 2002 RECEBI UMA MULTA POR COLOCAR PLACA EM UM LUGAR ERRADO.

PARCELEI E DEIXEI P/ UMA ANTIGA FUNCIONARIA DE CONFIANCA PG TD MES.

P/ TER O DIREITO DE SER UMA CANDIDATA TIVE Q TIRAR TDS AS CERTIDOES E FUI LIBERADA OFICIALMENTE!

NO ULTIMO MES P/ TERMINAR A CAMPANHA RECEBO A NOTICIA PELOS JORNAIS!!!!!!

Q NAO TINHA PG UMA MULTA E MEUS VOTOS SERIAM INVALIDOS.

MINHA DAV; RENATA AMARAL FOI BUSCAR A MULTA OU A SOLUCAO , POIS O TRE NUNCA DEVERIA TER ME LIBERADO COM AS CERTIDOES .
ERRO DO SISTEMA OU COVARDIA??
IREI PG A MULTA TB FUI CONDENADA AQUI NO RJ TRE A PERDE O MEU MANDATO.
AGORA UMA VEZ TB NO TSE CONDENADA DE NOVO.
VEJO SUA LUTA PEDRO,
SOFRI CALADA C TD Q VC SOFREU NO SEU MANDATO .
E MUITO ME EMOCIONEI C/ SEU ESPIRITO NOBRE DE ME LIGAR, OLHA Q SOMOS 51 VEREADORES E SO VC ME LIGOU.
OS COLEGAS AMIGOS TDS MUITO IRONICOS O TEMPO TD.
EU NAO TENHO CAPACIDADE DE INTENDER PORQUE O PRESIDENTE DO PARTIDO ENTROU NO TSE EM BUSCA SO DOS MEUS VOTOS E NAO EM MINHA DEFESA.
EU TRABALHEI TDS OS DIAS E OS MEUS VOTOS FORAM P/ PREFEITO EDUARDO PAES QUE TRABALHARIA DE NOVO.
TIVE VARIAS VEZES COM DEPUTADO PICCIANE P/ PEDIR UMA DEFESA ,RESPEITO E ELE SEMPRE ESTEVE MUITO OCUPADO E NUNCA PODENDO ME RECEBER MAIS AINDA ASSIM CONTINUO GOSTANDO E MUITO DE TD SUA FAMILIA .

HOJE NO RJ TEM UM SILENCIO COVARDE DE UMA GRANDE INJUSTICA!!!!!!!!!!

TDS CALADOS E CORRENDO DE MIM.
COMO SE EU FOSSE PEDI UM CARGUINHO.
PEDRO EU TRABALHO NOS BAILES A 19 ANOS TD MADRUGADA C / CHUVA OU SOL CORRO TD BRASIL, CANTO FUNK, APRESENTO, REVELO NOVOS TALENTOS EX; MC. MARCINHO, BUCHECHA... CENTENAS DELES ME CHAMAM DE MAE LOIRA SEMPRE TIVE O CUIDADO DE CHAMA-LOS DE GLAMOUROSOS E ALERTA-LOS Q A FACULDADE CONCLUIDA OS TORNARIA VENCEDORES, SOU RADIALISTA TB HOJE NA BEAT 98 FM DE SEG A SEXTA AS 18 HS E O HORARIO Q MAIS CRESCE NO IBOPE.

SOU SOFRIDA MAIS GUERREIRA , COM 15 ANOS ME CASEI C / PAI DOS MEUS 2 FILHOS, CRESCEMOS JUNTOS ERAMOS MUITO POBRES FOMOS DISPEJADOS 6 VEZES, O TRABALHO NOS AJUDOU A VENCER ELE 23 ANOS MAIS VELHO , E TD ACONTECENDO COMECAMOS NA RADIO COPACABANA AM , APOS RADIO GUANABARA AM / E RADIO IMPRENSA FM DEPOIS RADIO MANIA , GANHAMOS MUITO DINHEIRO .
SEMPRE AJUDAMOS GOVERNADORES DEUTADOS....
SEMPRE Q GANHAVAM NOS IGNORAVAM CHEGUEI A OUVI DE UM GOVERNADOR EM UMA ANTE SALA ELE E SUA SECRETARIA ESSES FUNQUEIROS NAO VOTAM QUEREM O QUE? BANDO DE ANALFABETOS...
DEPOIS DESSE DIA MEU EX; MARIDO TENTOU UMAS 7/8 VEZES UM CARGO POLITICO E DEUS AINDA NAO EMPRESTOU.
EU EM 2000 O ROMULO DISSE Q EU GANHARIA POIS OS MEUS VOTOS VEM DE TDS AS TRIBOS.
E SOU MODESTA PARTE MUIIITO QUERIDA POR ELES JOVENS DE TDS AS IDADES. C/ 70 LEIS E PROJETOS MUITOS VETADOS ATE PELOS VEREADORES MAIS MUITO TRABALHEI ME DEDICANDO P / UMA TAREFA QUE EU ACREDITAVA Q ERA ESPIRITUAL, AJUDAR, BRIGAR, ORIENTER... MILHOES DE JOVENS EM TD BRASIL TAMBEM.

NAO TENHO MAS ESPERANCA DE RECEBER O Q O POVO ME DEU!!!!!!!!!

TDS OS AMIGOS SUMIRAM.
MAS VC E ALGUNS NOVOS ESTAM CHEGANDO E UM PRESENTE DO DIVINO.

O QUE TENHO DE VALOR E O MEU CARATER MINHA VIDA LIMPINHA, SOU MAE DE MILHOES DE JOVENS EM TD BRASIL E TB DO JONATHAN DE 15 ANOS E JENIFFER DE11 Q SOU PAI E MAE DELES E SOZINHA.
CUIDO DA MINHA MAE E MEU IRMAO A VIDA INTEIRA, ESTOU FELIZ POIS NAO ESTOU DOENTE E AMO TRABALHAR.
TIVE O ROMULO E HOJE O MEU SEGUNDO NAMORADO, NAO SOU BAGUNCADA E CREIO Q TD E EMPRESTADO NA TERRA NADA LEVAREMOS E TD ESSA MALDADE .
UM DIA EM OUTRO PLANO ESPIRITUAL ENTENDEREI TALVEZ NE!
SOU MUITO AMOROSA A VIDA TD! ISSO ME ATRAPALHA E MUITO.
MAIS NASCI DESSE JEITO .
NUNCA USEI DROGAS POIS FUI CRIADA POR UM PADRASTO MUITO DROGADO E TIVE UMA INFANCIA INFELIZ.
AMIGOS A SICIEDADE USA E NAO ESTOU P/ JULGAR ELES NUNCA, A VIDA E UMA FACULDADE E VAMOS TENTANDO EVOLUIR.

OBRIGADO POR VC EXISTI!

OBRIGADO VC ME EMOCIONOU!

OBRIGADO POR ACREDITAR QUE AINDA TD IRA MUDAR EM NOME DA JUSTICA!

VC E 10 ! DEUS TE DE SAUDE E AMIGOS DE VERDADE E TD Q NOS PRECISAMOS. BJ,
VERONICA COSTA
SAO 5 HS E 34 MINUTOS DA MANHA MAS UMA NOITE SEM DORMI ESTOU COM SONO E NAO REPARE .
E OBRIGADOOOOOOOOOOOOO

Anônimo disse...

O PROBLEMA DO BRASIL É CRÔNICO. INFELIZMENTE ACHO QUE NÃO TEM MAIS SOLUÇÃO. A MAIOR CULPADA DE TUDO É A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA. POR CULPA DOS GOVERNANTES E DA IGREJA !!! EMBORA QUE ESTA IGREJA ESTÁ BASTANTE DEBILITADA, MAS COM OS COFRES CHEIOS...
O QUE MAIS CONTRIBUIU PARA ESTA SITUAÇÃO CALAMITOSA QUE O BRASIL SE ENCONTRA, FOI A FALTA DE BERÇO !!! A FALTA DE INSTRUÇÃO E POR CONSEQUENCIA A FALTA DE CULTURA. E POR CAUSA DÊSTE TRUNVIRATO, ENCONTRAMO-NOS NÊSTE ESTADO DE INSOLVÊNCIA MORAL.
TUDO COMEÇOU COM UM GRÃOZINHO DE ARROZ E HOJE ESTAMOS NO MEIO DE UMA AVALANCHE SEM PRECEDENTES. EM TODOS OS QUADRANTES !!! A FALTA DE DICIPLINA E A PERMISSIVIDADE NÃO DÃO TRÉGUAS. MAS TUDO COMEÇOU COM A FALTA DE BERÇO, POIS ÊSTE É A BASE PARA TORNAR-SE UMA GRANDE NAÇÃO !!! DO CONTRÁRIO A CORRUPÇÃO VAI VENCER SEMPRE. SEM FALAR NOS OUTROS MAUS COSTUMES DO POVO. INFELIZMENTE POR CAUSA DA FALTA DOS QUESITOS PRIMORDIAIS ACIMA, O BRASILEIRO VIROU UM POVO DE CARNEIROS !!! INFELIZMENTE !!! ESTA É A VERDADE NUA E CRUA !!! PARA TUDO ISTO ACIMA EXPOSTO, NÃO HÁ JEITINHO BRASILEIRO QUE DE JEITO !!!

casa disse...

meu nome é Antonio eu queria saber se tenho direito a diaria nuncamais entrei en setebro de 2000 eu sei que o SR. é muito respeitado e eu cofio muito no SR.sei que fara denovo para ajudar quen não quer paga mai diaria desde já agradeço pelo o SR. existir muita saude e felicidade antoniobcarvalho@bol.com.br

Unknown disse...

cheng1027herve leger outlet
christian louboutin uk
the north face outlet
rolex watches
rolex watches
ugg boots
michael kors factory outlet
true religion jeans
black friday deals
ugg australia
ugg outlet
longchamp handbags
ray ban sunglasses
mulberry outlet
pandora jewelry
gucci handbags
ralph lauren uk
michael kors handbags
oakley
coach handbags
the north face jackets
oakley sunglasses wholesale
michael kors outlet
nike air force 1
black friday 2015
roshe run
canada goose coats
lebron james shoes
chanel outlet
thomas sabo uk

caiyan disse...

canada goose outlet
cheap oakley sunglasses
rayban
ugg boots
coach factory outlet
coach factory outlet
ralph lauren outlet
ysl outlet online
ed hardy clothing
ugg outlet
20161028caiyan