domingo, 4 de outubro de 2009

Resenha antecipada dos jogos olímpicos.



Haroldo P. Barboza - RJ/Vila Isabel*
O Brasil “ganhou” o direito de sediar os jogos olímpicos de 2016, conforme provável decisão do clube de Bilderberg. A “votação” serviu como mera formalidade para atender à programação das tvs. Votação secreta eletrônica. Não vimos nenhuma cédula sendo depositada. Devem ter usado o mesmo esquema brasileiro, onde “votamos” e não temos a materialização que permita a conferência do resultado.
Tal tese tem respaldo nas declarações do Governador de Tóquio:
O governador de Tóquio, Shintaro Ishihara, disse neste domingo que o Rio de Janeiro foi escolhido como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 por "razões políticas obscuras", sem explicar ao que se referia.
"É evidente que a designação da cidade olímpica está ligada a um intenso movimento político que não é visível do exterior", afirmou Ishihara após o Comitê Olímpico Internacional (COI) ter escolhido na sexta-feira passada o Rio, que concorria com Tóquio, Chicago e Madri.
Mas a mídia fez o povo acreditar que foi pelo “entusiasmo” do povão. “Provaram” isto através da presença de um aglomerado de banhistas no bairro de Copacabana. Esperavam quase 100.000 mas não conseguiram nem a metade. Conseguiram juntar quase 30.000 usando os seguintes artifícios:
- Marcaram o encontro na praia, que com sol a pino, já garantiria uns 10.000 banhistas.
- Convidaram bons cantores para o palco montado na areia. Este fato deve ter atraído mais uns 18.000 adeptos.
- O Município e o Estado decretaram ponto facultativo. Pelo menos mais 1.500 funcionários devem ter aproveitado a oportunidade de desfrutar da praia.
- Os demais 500 presentes faziam parte da turma de vendedores ambulantes e pivetes de plantão.
Se tivessem promovido uma enquête no Largo da Carioca (e mais 5 ou 8 praças do Rio) com uma cabine eletrônica permitindo que os passantes escolhessem entre “aprovo” e “não aprovo” certamente teríamos um bom termômetro para medir o tal “entusiasmo”.
Com a citação constante de que “vencemos” (o que?), a enorme parcela sofrida da população (a que chama de “gênio” o inocente do “Big Besta Brasil” que pronuncia uma frase de 5 palavras) vai continuar se alimentando de “orgulho”, apesar do estômago solicitar vitaminas.
Com certeza o evento trará alguns ganhos para o país. Mas a lei da contabilidade é cruel. Para que uns ganhem, outros precisam perder. Como no mercado de ações. Na nossa ótica, podemos avaliar os ganhos e perdas em diversos segmentos no resumo abaixo.
Não esquecendo que 95% dos melhoramentos na cidade ficarão restritos ao “perímetro olímpico do Rio” (PORJ) que circunda os trajetos percorridos por atletas, fornecedores, jornalistas e autoridades do evento.
Bairros como Cascadura, Encantado, Olaria e adjacências continuarão com ruas esburacadas, sem asfalto, sem lâmpadas e sem policiamento.
A tal mídia alardeia que o Brasil vai ganhar muito. Com certeza uma grande parte do mundo vai descobrir que Buenos Aires não é nossa capital. Mas a miséria que habita 90% dos Estados do Norte e Nordeste tende a piorar, pois recursos financeiros serão desviados para custear as obras do evento esportivo.
O Estado do Rio também vai inchar suas favelas. Vários desempregados de outros Estados virão para cá em busca de trabalho.
Diversos políticos vão usar esta “euforia” como trampolim político já em 2010.
Nos próximos 7 anos várias categorias terão empregos garantidos e aumento de renda, tais como: motoristas, garçons, guias de turismo, vendedores de camisetas, flâmulas e bandeiras e outros não citados.
Claro que em 2017 mais de 50% serão dispensados (como acontece todo ano depois do Natal) apesar de estarem anunciando que até 2027(?) serão criados 2 milhões de postos de trabalho por conta desta olimpíada.
Mas esta quantidade deveria ser criada a cada 5 anos independente de abrigarmos ou não competições esportivas!
Nossos valorosos e dedicados atletas finalmente contarão com patrocinadores para a preparação física e técnica.
As linhas de transporte de massa realmente poderão ser chamadas de legado, assim como novos hotéis e vias urbanas.
Praças serão recuperadas. Monumentos serão lavados, pintados e lustrados. Bueiros serão desentupidos. Mendigos serão deslocados para fora do PORJ. Será que desta vez resolverão as enchentes da Praça da Bandeira que já completam mais de 60 anos?
A área do cais do porto finalmente será modernizada (permitindo que pelo menos cinco hotéis flutuantes atraquem em 2016) para deleite nos estrangeiros que aterrissarem no aeroporto do Galeão.
A Baía da Guanabara deve sofrer uma limpeza (prometida há 30 anos) do lodo. Duro vai ser eliminar o cheiro oriundo dos esgotos abertos das favelas na periferia e dos óleos despejados de navios que não respeitam as normas.
O efetivo da PM deverá crescer em pelo menos 40%. Mas terão equipamentos e salários condizentes? As viaturas policiais abandonadas nos pátios serão recuperadas?
Durante dois meses pelo menos deverá ocorrer um “acordo” com traficantes (como em 1992 e 2007) para executarem suas incursões criminosas apenas fora do PORJ. Devem trazer as forças armadas do Exército (ainda que combalido) para garantir tal situação. Neste período, os criminosos das armas de fogo ampliarão suas ações nas localidades próximas: Friburgo, Marica, Petrópolis, Cabo Frio e outros recantos bucólicos.
Os criminosos das canetas letais continuarão à nossa volta sorrindo para as câmeras e dizendo que tudo farão pelo sucesso do evento (e de seus bolsos, é claro).
Pelo menos 5 favelas da zona Sul (que podem ser vistas do Pão de Açúcar e Corcovado) receberão melhoramentos para atender os justos anseios das comunidades. Mas as demais 700 favelas continuarão sofrendo com os problemas de saneamento e risco de desabamento de barracos.
O valor inicial do investimento está previsto em R$ 28 BI. Mas deve chegar a R$ 40 BI. E a diferença nós sabemos para quais bolsos irão: empreiteiros que vão usar material de custo Y e cobrarão 2Y; administradores que assinarão os contratos das licitações “transparentes”; fiscais que fecharão os olhos às deficiências existentes.
Basta lembrar que a vila do Pan2007 ainda não pode ser habitada por quem adquiriu os apartamentos. E do muro que desabou no estádio do “Engenhão” e não matou pessoas por sorte. Fora outras instalações abandonadas.
Mesmo assim, se faltar dinheiro para a farra esportiva, basta que aumentem os impostos sobre nossa poupança!
Podemos solicitar ao COI a inclusão de nova modalidade: “assalto orçamentário”.
Para finalizar: muitas áreas sociais dentro do PORJ sofrerão melhoramentos (principalmente de alvenaria para ilustrar fotos) para funcionarem adequadamente (pelo menos entre 2014 e 2017).
Tudo acima são considerações previsíveis. Nossa única certeza é que a educação e a saúde continuarão deficientes, para que o povo continue alienado e anestesiado, para que os ratos de gabinete continuem sugando nossa dignidade e enchendo suas contas bancárias.
As olimpíadas mundiais ocorrem a cada 4 anos num ponto do planeta.
Aqui, as olim...piadas acontecem diariamente. E nós somos os atletas que executam as mais perigosas atividades dentro deste “circo”. Nossa única medalha é o direito de continuar respirando (ainda sem impostos).
*Haroldo P. Barboza, morador de Viloa Isavel, é professor de  Matemática (infantil) / Informática (adulto) e autor do livro: Brinque e cresça feliz.

7 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com quase tudo. Só acho preconceito chamar parte das pessoas presentes (jovens pobres e animados por n razões citadas acima) de "pivetes de plantão". O povo é sempre esculachado pelos analistas de plantão, seja de esquerda ou de direita ...

Cara Menghilangkan Bopeng Bekas Jerawat disse...

It is great to have visited your website. Thanks for sharing useful information. And also visit my website about health. God willing it will be useful too

Obat Pelancar Haid paling Ampuh
Cara Membersihkan flek di Paru-paru
Cara Menyembuhkan Nyeri Punggung
Pengobatan Alami untuk Tipes
Cara Mengobati Kuku Cantengan
Solusi atasi sakit kepala Vertigo

Cara Mengatasi Penyakit Kuning Yang Tak Kunjung Sembuh disse...

Terima kasih artikelnya sangat membantu sekali mudah-mudahan artikel ini bermanfaat bagi semua.

Obat Herbal Untuk Penyakit Chikungunya

Jelly Gamat Herbal disse...


I can only say thank you, for sharing information about health. Don't forget to visit our page. Thank you |
Cara Mengatasi Penyakit Dompo khasiar hito | Cara mengobati Kesrek febri hariadi | Khasiat Propolis Brazil sule sutisna | Obat Penumbuh Daging | paling ampuh | 7 Minuman kesehatan Alami | Andre Taulani | Thank You Somuach MUachh

Jelly Gamat Herbal disse...


I can only say thank you, for sharing information about health. Don't forget to visit our page. Thank you |
Obat luka memar | paling ampuh
cara pesan QnC Jelly Gamat | proses cepat
obat bekas operasi caesar 100% Ampuh dan manjur

Riko JR disse...

Thank you for sharing a good and interesting article ...
I hope the new posts will increase and can be a very good reference.
Hopefully more success thank you very much..
Cara Mengobati Kejang Demam Pada Anak
cara mudah memesan QnC Jelly Gamat
Obat Jantung Berdebar Dan Sesak Nafas

Riko JR disse...

I can only express a word of thanks. Because with the content on this blog I can add knowledge I, thank has been sharing this information. Do not forget to visit our website to share information and knowledge about health.
cara mengatasi kepala kliyengan
obat penyakit bursitis
cara menghilangkan bau di miss v