segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A falácia da Recuperação Judicial da Varig


Paulo Resende.
Comissário Aposentado da Varig.

Em 2006 quando a Varig estava em situação muito crítica houve o Leilão da Empresa no dia 20 de julho de 2006. A última reunião de credores Varig para que o Leilão fosse feito foi realizada tres dias antes no Hangar da Varig no Santos Dumont. Mesmo local para a realização do Leilão da Empresa. Neste dia houve a separação da Varig em duas partes. A parte boa foi vendida para o Grupo Volo por 24 milhões de dolares. Este grupo composto por um testa de ferro chamado Lap Chan e mais sócios adquiriram a parte boa da empresa por estes 24 milhões de dolares. Nove meses depois apoiado pelo Governo Federal e pelo advogado amigo de Lula ( Roberto Teixeira ) a parte boa da Varig, que tinha sido vendida por 24 milhões de dolares para o Grupo Volo, foi revendida para o Grupo Gol ( Constantino Junior ) por 320 milhões de dolares. Uma jogada e tanto. Compra-se uma empresa por 24 milhões de dolares e nove meses depois revende esta empresa por 320 milhões de dolares.
Os funcionários da Varig que estavam na ativa começaram a serem demitidos logo no início de agosto de 2006.
O principal responsável pela Recuperação Judicial da Varig, o Exmo. Juiz Luiz Roberto Ayoub, autorizou e concordou com esta venda para o Grupo Volo. Ele em duas palestras que tive a oportunidade de assistir disse que se não houvesse esta venda e que não houvesse a Recuperação Judicial da Varig os trabalhadores da ativa pouco receberiam. Ele sempre afirma que se houvesse a falência da empresa VARIG a coisa estaria muito pior para todos os seus trabalhadores. Criou-se então com a tal Recuperação Judicial uma empresa ( Batizada de FLEX ) que é senão a Antiga Varig com a parte ruim herdada da mesma. A Flex ficou com as dividas da Antiga Varig que somavam na époco mais de 7 bilhões de reais.
Esta tal Recuperação Judicial não permitiu até hoje que os Trabalhadores da Ativa recebessem suas rescições trabalhistas. Com este Leilão e com a Antiga Varig dividida em duas partes ( boa e ruim ) os seus funcionários ficaram com uma mão na frente e outras atrás.
Vide os Aposentados do Fundo de Pensão Aerus que desde o dia 12 de abril de 2006 estão, a cada dia que passa, passando por sérias dificuldades.
Antes que a Varig fosse dividida em duas partes os trabalhadores da Varig já tinham sido atingidos por esta tragédia que foi a Intervenção e Liquidação dos Planos I e II da VARIG no Instituto Aerus. A Varig foi leiloada praticamente tres meses depois da Intervenção do Fundo de Pensão Aerus.
Em menos de tres meses ( Abril a Julho de 2006 ) praticamente os funcionários da VARIG ficaram e estão até hoje em situação desesperadora.
Lógico que o Exmo. Juiz Luiz Roberto Ayoub ao ler ( se chegar até ele o mesmo ) este texto vai me criticar. Pouco me importa se o Exmo. Juiz, responsável por esta falácia que é a tal da Recuperação Judicial da Varig, critique a minha pessoa.
Em 2007 ele, Exmo. Juiz Ayoub e mais convidados ( inclusive entre estes convidados estava a Presidente do SNA senhora sindicalista Graziella Baggio ) participaram do primeiro vôo da nova empresa Flex.
Naquela época até eu torcí para que este primeiro vôo inaugural da nova empresa ( saída da antiga Varig ) desse certo e que a Flex ressurgisse das cinzas.
Que a Antiga VARIG ( agora batizada de FLEX ) ressurgisse das cinzas assim como o Fenix.
Ledo engano, pois até hoje a Flex só possui um avião ( arrendado ) e não decolou. Sabemos que a Gol está ajudando a tal de Flex a se manter. O Exmo. Juiz Ayoub responsável por esta falácia que é a tal de Recuperação Judicial não decretou até hoje a falência da empresa. Se um dos credores da Varig for na justiça e pedir a falência da antiga VARIG ( hoje FLEX ) aí a coisa vai ficar feia e muito feia. O Exmo. Juiz Ayoub mantém a tal de Recuperação Judicial da Antiga Varig mesmo que esta tal de Recuperação não tenha dado em nada.
A Varig, simbolo nacional com 79 anos de experiência no Brasil e no Mundo e que serviu ao Brasil e a seu Povo durante estas quase 8 décadas, foi massacrada e espezinhada num jogo muito bem armado e muito bem articulado. Desde jogo participaram ativamente o Governo do Senhor LULA, membros importantes do seu Governo ( O senhor José Dirceu a senhora Dilma Rosseff, o senhor José Alencar e outros menos votados), o SNA - Sindicato Nacional dos Aeronautas - com o SIM dado para a venda da VARIG para o Grupo Volo pela Presidente do SNA ( Senhora Graziella Baggio ) sem ter apresentado ressalvas a mesa que viessem a proteger os aposentados e pessoal da ativa ( Esta senhora sindicalista e seu SNA entraram com uma liminar no dia da última reunião de credores Varig, tres dias antes do Leilão para o Grupo Volo, para impedir que o Grupo Trabalhadores da Varig votassem ), o último presidente da Varig senhor Marcelo Bottini e outros menos votados.
Tudo isto foi feito com a concordância do Exmo. Juiz Luiz Roberto Ayoub.
Este Juiz, que acabou dando o aval dele para a venda da Varig em 20 de julho de 2006 para o Grupo Volo, não aceitou de início, em 08 de junho de 2006, a única proposta feita neste dia pelo Grupo Trabalhadores Varig. O mesmo só veio a dar o seu aval para este primeiro leilão da Varig 11 dias depois. O primeiro leilão foi efetuado em 08 de junho de 2006 e o Exmo. Juiz Luiz Roberto Ayoub só veio dar o aval no dia 19 de junho de 2006. E logo em seguida acabou declarando que o primeiro Leilão da empresa Varig, que ele tinha dado o aval 11 dias depois, não estava válido. Voltou atrás e disse para todos que os interessados e únicos a apresentar uma proposta no Leilão do dia 08 de junho de 2006 ( Grupo Trabalhadores Varig ) não tinham o dinheiro necessário para a compra da empresa. Não tinham o dinheiro e pronto. Não há mais leilão e este leilão não mais existe. Vamos partir para outro leilão.
Quer dizer que ele, Exmo. Juiz Ayoub, concorda com a venda ( eu estava presente no Forum da cidade do Rio de Janeiro no dia 19 de junho de 2006 ) e assistí ele dizer para o pequeno grupo de funcionários da VARIG que lá estavam presentes assim como eu que a Varig estava vendida para o Grupo Trabalhadores da Varig. Logo depois cancelou tudo e a Varig foi vendida um mês depois para o tal Grupo Volo.
Não sei ou ninguém sabe porque houve esta mudança do Exmo. Juiz Luiz Roberto Ayoub em sua primeira decisão. Não sei e ninguém sabe se ele foi chamado por autoridades do Governo para que a VARIG não fosse vendida para os seus Trabalhadores. Pode ser que ele tenha sido pressionado por altas autoridades governamentais. Mas isto é mera especulação da minha cabeça. Estou ficando maluco ou fantasiando histórias com esta tal venda da Varig em leilão e com a intervenção e liquidação dos Planos I e II da VARIG. Devo estar vendo muito fantasmas atualmente.
Para terminar digo e afirmo: Os trabalhadores da VARIG foram os mais prejudicados nesta tal venda da VARIG em leilão no dia 20 de julho de 2006 ( vai fazer 4 anos no dia 20 de julho de 2010 ). Os trabalhadores da VARIG, num governo dito dos trabalhadores, foram os mais prejudicados, espezinhados, ludibriados e humilhados.
Até hoje os demitidos da Varig não viram a cor do dinheiro de suas rescisões trabalhistas. Até hoje os trabalhadores da VARIG não sabem o que se arrecadou com a venda de obras de arte da Varig em 2007. Responsabilidade também do Exmo. Senhor Juiz Luiz Roberto Ayoub.
O Exmo. Juiz Ayoub deve estar muito bem, obrigado. Lógico que ele pode ter tido toda a boa vontade para que tudo desse certo e que os trabalhadores da Varig saissem bem desta triste história. Infelizmente, Caro e Exmo. Juiz Ayoub, o que vemos até hoje é os Trabalhadores da VARIG a cada dia que passa mais e mais prejudicados. Isto o senhor não pode me desmintir.
Realmente a tal de Recuperação Judicial, tão apregoada e defendida pelo senhor, não fez efeito até hoje. O senhor pode até achar que estou delirando e ficando maluco, mas há de concordar que a Varig ( primeira empresa a entrar na nova lei de falência - a tal da Recuperação Judicial ) até hoje não se recuperou de nada x nada. UMA FALÁCIA............
Por isto o título deste pequeno artigo se chamar:
" A FALÁCIA DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA VARIG ".
PS: " os trabalhadores da Varig continuam a passar por privações e mais privações nesta triste história ". Ningém sabe até quando.
341 já faleceram sem verem esta história, ou melhor sem verem esta tragédia silenciosa terminar.

8 comentários:

Anônimo disse...

realmente concordo com a opinião do nosso colega, detalhe, trabalhei na flex no periodo de outubro de 2006 a julho de 2009, fizemos o impossível para tentar reerguer a empresa, mas, infelizmente com um avião e as despesas da antiga Varig sendo de responsabilidade da Flex, ficou praticamente impossível qualquer tipo de recuperação, e ainda mais grave fomos demitidos pelo antigo Gestor o sr. Aurélio Vilar Penellas, um incompetente, que colocou o seu amigo na administração financeira, o sr. Edson Arruda, ex-diretor financeiro da Variglog, que na época colocou dificuldade para que a VaRIGLOG PAGASSE VALORES DEVIDOS DE ALUGUEL da barriga dos aviões da da Varig antiga, e hoje esta a frente da Flex, isso uma piada, como este senhor vai brigar pelos interesses da FLEX. outra observação, fomos demitidos e não honraram os valores das indenizações, temos ações no Ministério do trabalho.

Comentando a Notícia disse...

Claro que Paulo Resende foi até delicado numa tentativa de evitar o préjulgamento. Contudo, juntando-se tudo o que se sabe sobre tudo o que foi feito, a sensação mais agradável que se tem é a de repugnância, de nojo, tendo em vista todo o teatro comandado pelo governo federal.

Ficou claro desde o início que o propósito do governo Lula sempre foi o de acabar com a VARIG, não importando a que preço, não se preocupando em resguardar, ao mínimo, os direitos dos trabalhadores. A ordem era varrer a VARIG do mercado para abrir caminho para os amigos do poder, atuantes no mesmo mercado.

Uma das formas de darmos o troco se avizinha em outubro. Precisamos varrer esta gente pilantra do poder de uma vez por todas. Claro que os tentáculos por lá permanecerão, mas cabe a todos nós, brasileiros e eleitores, não dar um minuto de trégua para os "assassinos" da VARIG.

O que se vê nas tais "reduções" de impostos, feitas apenas para alguns, e no uso criminoso dos recursos do BNDES para gáudios de outros, é uma cooptação assassina e assinina.

Até hoje choro pelo golpe aplicado à VARIG. E, enquanto viver, não perdoarei seus algozes. O Brasil que ama este país e que cultiva os reais valores do caráter humano, deveria fazer o mesmo. Infelizmente, a VARIG é apenas um pequeno capítulo destes oito anos de horror em que foi transformado o Estado brasileiro.

Anônimo disse...

meninos e meninas os jovens as jovens senhores senhoras aos meus 62 já vi tanta porcariada neste país que não me surpreendo com o que acabei de ler na matéria do sr.porfírio. já havia lido uma matéria do sr. porfirio quando do tal acordo com a agu alguem lembra? eu me lembro e aí senti que a coisa era mais fedorenta do que imaginava.eu tambem estive no tal leilão que ferrou com os aposentados do aerus e dos trabalhadores da varig e um cidadão tambem presente falou em voz alta e claro que o leilão não passava de um engodo e que todos alí presente em pouco tempo estariam dentro de barris de cocô até o pescoço é preciso comprovar?? quanto a atuação do sindicato tambem não surpreende .meu presidente excelentíssimo sr. Luis Inácio tem que ver que os aposentado do aerus e funcionários da varig estão sendo roubados descaradamente e tem muita gente se locupetando com o nosso dinheiro sacrificado e que se negam a devolver. agora meninos meninas... o que voces esperam que eu fale desse país aos meus 62? se eu mesmo já desacreditei dos poderes constituído desse BRASIL há muito tempo. não vou me alongar mais porque depois que eu li a matéria do sr.Pofírio e do sr.paulo Rezende a vontade que eu tenho é de xingar muita gente e aí eu posso até ser preso em plena democracia de direito. jose oliveira

Anônimo disse...

sou aposentada p/Varig e sei as dificuldades que estamos enfrentando, lamento por todos nós que vestimos a camisa com trabalho arduo madrugada, noite e dia, mas todos politicos deste país tenham certeza que jamais colocarei nas urnas o nome de alguem nos esqueceram e agora por mim serão esquecidos

Anônimo disse...

Eu acredito, que um preço alto sera cobrado, daqueles que atentaram contra tantas pessoas de bem, a VARIG salvou inumeras vidas, agiu sempre com honras, e acredite vamos ver Justiça sim, eu Tenho que acreditar no Deus Poderoso que, nao tarda e nem falha, vai nos restituir e levar ao fim eterno aqueles quem cometem o mal. Jony-ex varig.

Anônimo disse...

As verdades contidas neste artigo desnudam as ações criminosas daqueles que só pensam em ludibriar para ganhar dinheiro fácil. Esta na cara que o juizinho aí ta mamando na teta!!!!

Cara Mengobati Sinusitis disse...

This information is very useful. thank you for sharing. and I will also share information about health through the website

Obat Sakit Mata Belekan Alami
Cara Mengatasi Diare
Cara Mudah Mengobati Diabetes
Obat Sariawan Alami
Pengobatan Alami untuk Tipes
Cara Menghilangkan Stretch mark

Obat Luka Lambung disse...

It is imperative that we read blog post very carefully. I am already done it and find that this post is really amazing.
obat leukosit tinggi
obat keloid
cara menyembuhkan patah tulang panggul
obat ginjal bocor